
Mega vazamento ou roubo de dados?
28 de outubro de 2025
Um megavazamento de dados expôs mais de 183 milhões de senhas de usuários globais de provedores como Gmail, Outlook, Yahoo entre muitos outros. Mais de 90% dos endereços expostos já haviam aparecido em outros vazamentos anteriores.
Sistemas como Windows desatualizados em seu computador ou softwares não licenciados (“piratas”) também abrem brechas para que softwares maliciosos e hackers tenham acesso indevido aos seus arquivos e informações. Embora o Google tenha negado a origem em seus sistemas, o incidente global expôs milhões de credenciais, incluindo de usuários do Gmail. A empresa reforçou a necessidade de precaução por parte dos usuários.
Proteja-se!
A Projetec oferece uma ampla linha de soluções e serviços que poderão lhe ajudar se você a corrigir estes problemas de segurança.
- Assistência técnica e manutenção de computadores, notebooks, servidores…
- Revisão de segurança de computadores.
- Atualizações de sistemas em computadores e redes.
- Correções após invasões causadas por vírus, Ransomware ou hackers.
- Recuperação de dados de HDs, SSDs.
- Soluções e serviços voltados para segurança digital.
- Antivírus pessoal e profissional.
O que realmente vazou?
Entre os dados vazados podem estar nomes, datas de nascimento, senhas, telefones, endereços físicos e nomes de usuário. De acordo com Troy Hunt, criador do site Have I Been Pwned (que permite consultar se um e-mail teve seus dados vazados neste ou em outros incidentes nos últimos 10 anos), programas maliciosos conhecidos como “infostealers” tiveram acesso a mais de 3,5 terabytes de informações, sendo um dos maiores registrados até o momento. Estes dados podem ser vendidos na dark web para uso em golpes.
Mas quais os riscos?
- A invasão de contas destes e-mails vazadas deixa vulnerável o acesso às suas mensagens importantes e arquivos armazenados, fotos, documentos entre outros…
- Com a conta e senha, criminosos poderão ter acesso à serviços atreladas aos logins destes e-mails vazados – como cadastros em sites do Governo, serviços de streaming como Netflix , sites de compras como Amazon e Shopee, contas bancárias e inclusive a conta usada em seu celular Android que contém diversos aplicativos instalados com acesso facilitado.
- Os acessos dos criminosos também poderão envolver alteração de cadastros, roubo de identidade para aplicação de golpes, alteração de beneficiários ou pessoas com permissão de acesso, entre muitos outros.
Recomendação de segurança
- Mude as senhas de todas as contas afetadas.
- Verifique a segurança de sua conta com a ferramenta Google: http://myaccount.google.com/security-checkup
- Ative a verificação em duas etapas: para dificultar o acesso de invasores, mesmo que tenham a senha.
- Veja se sua conta foi comprometida neste ou vazamentos anteriores no site https://haveibeenpwned.com
Fonte: Olhar Digital







